Sobre Helio Ciffoni

Helio Galvão Ciffoni.
Eu nasci em Ourinhos-SP, em 1956.
Fiz o pré-primário no Peixinho Dourado, em Curitiba; Curso Primário no Educandário Mater Consolatrix e o primeiro ano ginasial no Ginásio Bom Jesus, completando então meus cinco primeiros anos de educação formal em Ivaiporã, no então Norte Novíssimo do Paraná.
Em Curitiba a partir dos onze anos de idade, completei o ginásio no Colégio Bom Jesus e fiz o Segundo Grau no Colégio Barddal.
Formei-me em Física (1980) e Engenharia Civil (1982) pela Universidade Federal do Paraná. Sou Mestre em Educação pela PUC-PR e fiz minha defesa de dissertação no “11 de setembro”, em 2001.
Fui professor do Departamento de Ciência da Computação da PUC-PR durante 20 anos. Fui selecionado pela IBM Brasil em 1983 e participei do Curso de Formação de Analista de Sistemas durante seis meses, em São Paulo. Como profissional de Informática, trabalhei no DPD do Bradesco em Osasco-SP, na Copel, Banestado e Bamerindus, em Curitiba.
Fui bolsista da JICA (Japan International Cooperation Agency) em Okinawa, Japão onde, de novembro/87 a março/88 fiz treinamento em “Online Systems Design”, com equipes de instrutores da Fujitsu e NTT. O aprendizado sobre o Japão, sobre Okinawa, sua gente e sua cultura foi um marco importante em minha vida.
Em 1994 fundei com dois sócios minha primeira empresa no setor de TI, ainda hoje uma empresa de atuação regional dedicada ao outsourcing. Depois, vieram outras, com objetivos e aptidões específicas, apoiando idéias e investindo em novos talentos, notadamente ex-alunos e ex-colaboradores.
Fui Diretor-Adjunto da SUCESU-PR (1998-99), Vice-Presidente da ASSESPRO-PR (Gestão 2001-2002), Membro do Conselho de Administração do CITS (2003-2006) e Membro do Conselho Fiscal da Câmara de Comércio Brasil-Japão do Paraná (2002-2006).
Desde 2000, aumentamos gradativamente nossa participação no mercado japonês e dedico-me particularmente a fazer a ponte, interessando-me de forma pessoal pelo Japão, suas coisas, sua gente, suas oportunidades.

26 Responses to Sobre Helio Ciffoni

  1. Walter says:

    Helio, temos muitas coisas em comum, desde a formação academica até o interesse pelo Japão, sou da área de TI e também sou conselheiro da SUCESU-SP, parabéns pelo seu trabalho

  2. Marcos Lira says:

    Caro Professor,
    Em conversa com outros alunos do MBA 2006 PUC/PR, fomos unânimes em dizer “o Sr. é um excelente Professor”.
    Adorei a forma com que o Sr. está nos mostrando o Japão, o qual já tinha um grande interesse.
    Que Deus continue lhe ajudando a levar esse belo trabalho à diante.
    幸福 (Felicidades, espero que esteja correto… rs)

  3. Fernando Felice says:

    Grande Helio:

    parabéns pela iniciativa, colocado de forma muito didática, objetiva e prática neste seu Blog; aproveitarei MUITO em minhas aulas as novidades tecnológicas do Japão e também para conhecer melhor a cultura milenar deste país distante e que tem tanto a nos ensinar.
    SUCESSO SEMPRE!!!!

  4. Natália says:

    Oi Padrinho!!
    Achei seu blog!! Heheh
    Agora a família participa também!!
    Beijos

  5. Olá guru Hélio!!!

    Como estão as coisas???
    Mande notícias…

    grande abraço

    Cícero

  6. Helio!

    Found you! This blog looks great. Can you drop me a note so that we can catch up?

    Thompson

  7. Caríssimo amigo,

    Que a sua persistência e tenacidade sirvam de exemplo para os empresários de TI do nosso Brasil. Ser sensível às demandas do cliente é estratégia de negócios. Ter sensibilidade ao pensamento e mercado japonês é fruto de um trabalho de anos e de um dom de saber escutar o pensamento esse nosso povo irmão.

    Parabéns,

    Neissan Monadjem

  8. Yassunori says:

    Helio

    A OHM está procurando parceiro comercial para distruibuição de software no Japão.
    Como eles podem entrar em contato, para que voce possa atende-los.

    Abraços

    Yassunori

  9. Caro Hélio,

    Parabéns pelo trabalho. Gostaria de entrar em contato, por favor me manda o teu email e telefone.

    Abraço
    Gilson

  10. Nelsinho Galvão says:

    Sr. Helio, Parabéns pelo Blog, gostaria de um contato para tratar de assuntos de interesse comum. Devo ir ao Japão em outubro e gostaria de seu apoio em algumas rodadas de negócios.
    aguardo notícias.

    abraço,

    Nelsinho GAlvão

  11. Fátima Kanadani says:

    Olá Hélio

    Localizei seu blog e fiquei feliz em saber que vc está bem. Não sei se lembrará de mim. Estudamos juntos no Educandário Mater Consolatrix, em Ivaiporã/PR. Nossas famílias eram amigas em Jandaia do Sul/PR. Se puder mantenha contato. Estou em Boa Vista/ Roraima. Grande abraço. Fátima

  12. Cacho Acosta says:

    Estimado Helio.
    realmente es para mi un honor haber conocido a una persona como tú. Y además tener la posibilidad de desrrollar algún proyecto en el área informática, En nuestro pequeño País. Un abrazo grande.
    Cacho Acosta

  13. REGINA CELIA says:

    QUE GRANDE PROFESSOR E COLEGA DE SERVIÇO VOCE É. SAUDADES

  14. Roberto Ghidini says:

    Sou padrinho de seu primeiro casamento e testemunho documental da certidão de nascimento do Flavio Ciffoni, além de colega de engenharia, parceiro de fotografias, de bares (do tempo que o Helio frequentava) e muito amigo.
    Agora na Espanha, desde 2001, falamos muito de futebol já que também temos em comum o Paraná Clube e o Corinthians. O trabalho do Helio no Japão e sua dedicação, são algo de maravilhoso e exemplar. Me sinto orgulhoso por ele e pela nossa amizade.

  15. Hilda Tizu Hirabayashi says:

    Caríssimo Helio,
    Continuo lendo e admirando suas impressões e experiências no Japão em forma de blogs. Admiro sobretudo a sua dedicação e persistência no mercado japonês e atuações em frentes diversificadas.
    Sou sua ex-aluna do MBA-PUC-PR, ex-colega de prospecção no mercado japonês de software e ex-funcionária da Malisoft. Agora, servidora do ministério do planejamento em Brasília, continuo sua admiradora, amiga e sempre desejando-lhe sucesso e felicidade.

  16. Leonardo says:

    Ola Helio. Sou jornalista aqui da TV da Assembléia Legislativa do Paraná. Estou fazendo um material sobre industrialização e pensei em incluir algumas exoperiências em tecnologia. Me lembrei de você e da Malisoft. Pelo que vi, está no Japão, mas talvez possa me indicar algum colega. Podemos pensar também em uma entrevista via video pela Internet.
    Se puder, entre em contato – leonardo.tv@alep.pr.gov.br

    Abs
    Leonardo

  17. Evaldo Freire says:

    Querido Hélio,

    Pelo Robert Janssen cheguei ao site do amigo e pude matar um pouco as muitas saudades do Japão, mediante o lindo trabalho que Você está desenvolvendo. PARABÉNS!

    Já se vão alguns anos entre as primeiras parcerias da Embaixada em Tóquio com as missões da Malisoft e os nossos dias…

    Vejo que, além da importante presença brasileira, o Japão ganhou também mais um admirador. Daqui do Consulado em São Francisco continuo na torcida.

    Abração do
    Evaldo

  18. Ronaldo Baltazar says:

    Caro Helio,
    Tudo bem? Quando voltar a Curitiba vamos tomar aquele café.
    Aguardo contato no ronaldobaltazar@gmail.com
    Um abraço,
    Ronaldo

  19. Grande mestre, saudades !!!

    Como anda a vida ai…quando vem pra cá (SP).

    Estou bem aqui, trabalhando bastante, adoro SP. Tenho saudades de CWB da turma e da familia.

    Abraço

  20. Mônica says:

    Helio,
    sempre fazendo sucesso!!!!!
    grande abraço,
    Mônica

  21. Grande mestre !!!

    Preciso falar com vc.

    Anota meu Skype – marcelosnike

    Abraço

  22. Guilherme Ditzel Patriota says:

    Grande Helio.
    Gostei do blog, tio.
    Abraços.
    Guilherme.

  23. amelia says:

    OLá Hélio, moro aaqui no Japão, e assisti uma reportagem no IPCtvinternacional. Comentei com meu irmão, que mora em Kanagawa, sobre a reportagem, e ele gostaria de visitar o escritório de vcs….seria possível? Motivo: ele queria conhecer o trabalho de vcs, porque pretende futuramente trabalhar com isso….ele trabalha no ramo alimentício, mais exatamente na importação de carnes que vêm da Austrália, é funcionário de uma empresa japonesa, daí sua rotina de trabalho é viajar pelas províncias de Gunma, Tochigi, Shizuoka e Aichi , e tbm Tokyo, para entregar os produtos em lojas de procutos brasileiros…pois é, a crise afeta tudo, mas por um lado ela pode ser a chave para novas oportunidades.

    Abraços!

  24. Caro Hélio,
    Não me lembro de vc. mas tambem cursei o primario no Colégio Mater Consolatrix e o Ginasio no colegio Bom Jesus, tenho muita alegria nisso parabenizo-o por sua carreira brilhante, boa sorte e que Deus te abençõe.

  25. André says:

    Grande Helinho

    To indo cumer sushi e sashimi neste instante.
    Apareça comer uma amoqueca capixaba.

    abs

    André

  26. Neissan says:

    Caro amigo,

    Espero que estejas bem, e que as dificuldades recentes do terremoto e dos horrores do Tsunami que mais uma vez, tal como há séculos, transformaram até a coluna vertebral desse povo em um exemplo de resiliência, possam elas impregnar também o seu caráter. Seja sempre o batalhador incançável de nosso povo em solo nipônico, cada vez mais pasciente! Que te tornes a cada dificuldade, num ser cada vez mais forte. Que as agruras que mais uma vez unem esse povo e esse país, sejam a inspiração para aumentar a sua tenacidade de empresário, correndo a maratona da TI brasileira nessa terra dos “Kamis”. E por fim, já que seu coração de há muito já foi conquistado pelo NIHON está na hora de você também aprender com nossos irmãos japoneses a arte do “gambatê” ! Abraços,

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *

*

You may use these HTML tags and attributes: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>