Demolição e construção em Toyosu

Toyosu, desde 1994, passa por uma longa transformação e o acompanhamento diário nos traz surpresas quanto ‘a velocidade com que se constrói edifícios residenciais e comerciais nesta área.
A ilha de Toyosu foi “criada” em 1937, quando a cidade começou a avançar sobre o mar na baía de Tóquio e esse assunto merece um tratamento mais adequado e espero poder retornar a ele, em breve. De área inicialmente desenvolvida para abrigar a indústria marítima, Toyosu passou a servir como área de lazer para a vizinhança, desde os outros bairros que pertencem ao Distrito de Koto como a setores um pouco mais distante mas com acesso fácil e rápido por metrô. Ginza, por exemplo, está a apenas 5 minutos pela Linha Yurakucho e a vizinha Tsukishima fica a 2 minutos de Toyosu.
Visitei Toyosu pela primeira vez em 2004 quando vim para uma reunião de negócios em uma de muitas empresas de Tecnologia da Informação que aqui se encontram, como IBM, Unysis e NTT Data, para citar apenas três em mais de uma dezena. Em Toyosu também está o Shibaura Instituto de Tecnologia, o que traz também vários universitários para a região, em busca de moradia.
Com a criação do Lalaport, um shopping center desenvolvido pela construtora e incorporadora do Grupo Mitsui, Toyosu entrou no destino de visitantes de fim de semana ou dos períodos de compras, como a festa natalina.
Estas fotos mostram o pulsar da construção em Toyosu, todas tiradas neste ano de 2010, mostrando o “fazer e desfazer”, no mesmo ritmo da exploração imobiliária dos grandes centros. Aparentemente, aqui a ocupação da terra (e é válido dizer também “do mar”) parece um pouco mais organizada.

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About Helio Ciffoni

Helio Galvão Ciffoni, 1956 Mestre em Educação, Físico e Engenheiro Civil. Empresário do setor de Tecnologia da Informação, consultor de empresas, professor universitário por mais de 25 anos.
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One Response to Demolição e construção em Toyosu

  1. Helio,
    Conheci Tokyo e Toyosu neste ano de 2010.
    Seu relato, traduz em poucas palavras o que se nota o ver e conhecer este bairro do distrito de Koto.
    Muito próxima ao centro comercial da cidade e super-bem conectada tanto pelo metro através da Linha Yurakucho, como pelo mono-rail que tem sua parada final junto à estaçao de Toyosu.
    Assim, evidentemente em uma cidade global como Tokyo, essa regiao tem um potencial de transformaçao elevadissímo e a dinâmica territorial irá ser acelerada ainda por um bom período pois ainda existe espaço para tal.
    Como voce bem diz, uma ocupaçao mais organizada, porém igualmente especulativa e quem sabe até mesmo estratégica para a cidade.
    Abrazos e feliz 2011,

    rg

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