O Kotatsu

Fim do inverno, as esperanças e a alegria chegam com a primavera e neste final de semana teremos Hanami, piqueniques nos parques comemorando a florada das cerejeiras. Enfim, foi-se mais um inverno (este ano sem neve em Tóquio) e vai para o armário uma das mais gostosas tradições no inverno japonês, o kotatsu.
O kotatsu é um aquecedor de mesa, normalmente preso em uma armação e ligado à energia elétrica. Sobre a armação da mesa coloca-se um futon (uma coberta acolchoada) e ainda sobre o futon é colocado o tampo da mesa. A família reune-se em volta da mesa, com o futon cobrindo seus pés, até o colo. Com o kotatsu evita-se o frio excessivo nas casas japonesas e é uma forma de reunir a família para as refeições, leitura, jogos ou assistir à TV.
Alguns modelos de kotatsu são constituídos de uma abertura no assoalho, de uns 40 cm, onde é colocado o aquecedor elétrico ou antigamente, a carvão. Da mesma forma, um futon é colocado sobre a mesa e as pernas ficam sob a coberta, que retem o calor.
Quando era comum o uso das roupas tradicionais japonesas, o calor vindo do kotatsu colocado na abertura do assoalho entrava pelo quimono na altura dos pés e circulava pelo corpo, saindo na região do pescoço.
Agora, só no ano que vem.

[photopress:Kotatsu107.jpg,thumb,pp_image][photopress:Kotatsu108.jpg,thumb,pp_image][photopress:Kotatsu109.jpg,thumb,pp_image]
[photopress:Kotatsu110.jpg,thumb,pp_image][photopress:pessegueiro.jpg,thumb,pp_image]

About Helio Ciffoni

Helio Galvão Ciffoni, 1956 Mestre em Educação, Físico e Engenheiro Civil. Empresário do setor de Tecnologia da Informação, consultor de empresas, professor universitário por mais de 25 anos.
This entry was posted in Cotidiano e Sociedade. Bookmark the permalink.

6 Responses to O Kotatsu

  1. Mariana says:

    Oi Pai, o kotatsu seria ótimo para o inverno curitibano! Mas se alguém encostar a perna no kotatsu vai se queimar, não vai?
    Beijos

  2. Helio says:

    Mariana,
    O aquecedor fica bem em cima, preso na armação da mesa. Note que a mesa é baixa e a gente só coloca as pernas sentado no chão, normalmente em um tapete ou tatami, deixando uma possibilidade pequena de levantar a perna.
    Risco mínimo e o maior problema é sair de dentro do kotatsu, do calorzinho. É muito bom! No ano passado, conheci um casal em Okayama que começou a namorar depois de um encontro no kotatsu, durante um jantar, há 20 anos.
    Beijos.

  3. Thiago says:

    Lembro-me muito bem do kotatsu!
    Acho que esta é uma das melhores lembranças que tenho do inverno que passei no Japão, parte na prefeitura de Tochigi e a outra parte em Nagano, prefeituras conhecidas pelo inverno rigoroso. O kotatsu é parte essencial de um lar nipponico, visto que não existe aquecimento central na maioria das casas. Pena que não trouxe um comigo!

  4. Helio says:

    Thiago,
    Acho que o kotatsu é uma boa idéia para o inverno do sul do Brasil. Aqui no Japão é realmente uma maravilha.

  5. Norberto says:

    Helio,
    O Kotatsu eh realmente muito agradavel no inverno, sem falar que eh uma maneira bastante economica para o aquecimento, quase nao consome energia.
    Muitas pessoas utilizam o kotatsu para secar roupa, no qual eh algo muito perigoso, pois colocando um numero mto gde de roupa, ha um alto aquecimento ocorrendo a combustao, ja ouvi mtas estorias desse tipo.
    Abracos!

  6. Pingback: Kotatsu | YO!OTAKU

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *

*

You may use these HTML tags and attributes: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>